Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Artefatos culturais dos surdos


Histórico, desafios e conquistas da Comunidade Surda

conheça um pouco da história de lutas e  conquistas da comunidade surda:
  • Os surdos tem em  seu passado,  a imagem de serem seres incapazes biologicamente, não tinham como aprender  ou demonstrar nenhum tipo de emoção  pois eles não ouviam  e nem falavam. O maior desafio que até hoje os surdos enfrentam é o preconceito. Veja alguns aspectos  históricos, lutas  que marcaram as conquistas dos surdos.
  • Ponce de Leon  criou a primeira forma de alfabetizar os surdos o alfabeto digital.
  • Lepper francês que ao observar os surdos nas ruas conclue sua capacidade de expressar suas emoções através dos sinais, a partir daquele momento Leeper criou  o primeiro instituto de educação para surdos, ao mesmo tempo criou e  introduziu de forma pedagógica os sinais metódicos, através do Gestualismo.
  • As realizações dos congressos em Milão foram decisivos para o futuro social dos surdos, neles foram conhecidos o Gestualismo (sinais) e o Oralismo  (fala)
  • Em virtude do sucesso de um novo método alemão, o criador Heiniek, com seu filho conseguiu oralizar de forma perfeita. No II congresso de Milão ficou decidido que o Oralismo seria a nova forma pedagógica ensinada aos surdos. 
  • Durante mais de 100 anos o Oralismo perdurou como um fantasma, pois a maioria dos surdos não  conseguiam oralizar e tinham sua aprendizagem  comprometida, esse período ficou marcado pela idade das trevas para os surdos.
  • Na década de 60 em virtude dos graves problemas ocasionados pelo Oralismo surge a Comunicação Total caracterizada pelo uso dos sinais antes proibidos, o Oralismo, mais uma língua escrita e a leitura orofacial, mesmo assim os resultados não foram satisfatórios, pois os sinais eram  sistematizados.
  • Na década de 80 surge o Bilingüismo com a proposta de combinar a língua de sinais, e a língua dos ouvintes através de um canal gesto visual, com isso é possível um canal de comunicação entre surdos e ouvintes. No Brasil a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através de um alfabeto digital brasileiro e de um canal gesto visual seu surgimento se deu na década 70. Ainda no Brasil o intérprete passa a estar nas escolas sendo um canal de comunicação entre professores e alunos surdos, hoje libras é uma disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura.